O Dia Mundial do Rádio e a Diversidade

Design de Comunicação

O Dia Mundial do Rádio e a Diversidade

13 de fevereiro de 2020 Notícias 0

Proposto pela UNESCO em parceria com a Academia Espanhola de Rádio, o Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro, tem como objetivo abordar alguns temas essenciais para a democracia e pluralidade nesse meio de comunicação. Este ano, o tema escolhido pela UNESCO foi Diversidade.

O rádio continua sendo o meio de comunicação mais consumido no mundo e tem muitas potencialidades, como ajudar na redução da desigualdade e injustiça no mundo, já que pode integrar pessoas de diferentes origens, orientações de gênero e sexualidade.

O Rádio também consegue representar todos os homens, mulheres e crianças, se forem escolhidos os melhores tipos de linguagem, programas e formas de transmissão para cada grupo. Hoje em dia, a tecnologia traz ainda mais possibilidades, DAB/DAB+, streaming, rádio-satélite e tecnologias de baixo custo aumentaram o acesso a métodos de transmissão acessíveis. Da mesma forma, os podcasts abriram uma porta para os novos meios de produzir e consumir conteúdo de áudio, aumentando o acesso a informação e a variedade de programas disponíveis. 

Nesse cenário, a UNESCO disponibiliza todos os anos um KIT de Comemoração para todos que querem divulgar a mensagem. O tema, Diversidade, está dividido em 3 subtemas:  

  • Incentivar o pluralismo no rádio, incluindo uma mistura de emissoras públicas, privadas e comunitárias.
  • Aumentar a representatividade nas emissoras, com times compostos de pessoas de grupos sociais diversos.
  • Promover a diversidade dos conteúdos editoriais e tipos de programa que reflitam a variedade das audiências. 

Se você tem interesse em divulgar o dia, acesse:

https://en.unesco.org/sites/default/files/world_radio_day_2020_themes_en.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *