Melhorando sua Comunicação

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Melhorando sua Comunicação

3 de março de 2020 Artigos 2

Como lidar com a comunicação assíncrona no seu dia a dia?

Talvez a palavra “assíncrono” pareça estranha e distante da sua realidade, mas saiba que com a popularização dos aplicativos de trocas de mensagem diretas e a expansão da internet móvel, você lida com ela praticamente todos os dias. Em resumo, a comunicação assíncrona é o oposto da comunicação síncrona, que acontece em tempo real. Quando você telefona para alguém, ou está em uma conversa direta, seja ao vivo com a pessoa ou através de uma videoconferência, você está praticando a comunicação síncrona, isto é, em um mesmo espaço de tempo.

A comunicação assíncrona é uma troca de informações em um espaço de tempo diferente. Significa que, quando você manda uma mensagem para alguém, não necessariamente a pessoa estará disponível para responder naquele momento. Parece óbvio, mas com a repetição e naturalidade com que se integram esses processos em nosso dia a dia isso pode passar despercebido, por isso vamos criando diversas “lacunas” que atrapalham a comunicação neste formato assíncrono.

Seguem algumas dicas para melhorar sua comunicação assíncrona profissional ou pessoal:

1 – Vá direto ao Ponto

Em muitos casos em que você entra em contato diretamente via um aplicativo de mensagens, a percepção de educação é dar um “Bom dia” ou “Boa tarde” para iniciar de forma amistosa, porém você não precisa esperar o retorno. Insira sua saudação e já exponha o problema ou a questão que você está buscando abordar.

Ex.: “Bom dia Ana, tudo bem com você? Gostaria de saber se você já iniciou a tarefa que estava agendada para hoje”.

Entregue o máximo de informação para que a pessoa, ao responder, já traga uma solução direta.

2  – Forneça Alternativas

Como talvez o alvo de sua comunicação tenha pouco tempo para lhe oferecer uma resposta, quanto mais precisa for sua explicação melhor. No entanto, pode ser que um debate sobre possibilidades não seja possível no tempo ideal para que a resposta seja útil.

Investir um pouco em pensar quais alternativas a pessoa teria para responder e a resposta ser relevante no mesmo dia (ou no tempo que ela costuma normalmente responder) pode ser a chave para o sucesso da comunicação.

Ex.: “Bom dia Ana, tudo bem? Gostaria de saber se você já iniciou a tarefa que estava agendada para hoje. Se não iniciou, me passe os dados principais. “

3 – Use e abuse de emoticons

Em uma comunicação via texto costuma ser difícil entender a entonação e/ou motivação do emissor da mensagem apenas lendo suas palavras. Some isso a uma espera demorada por resposta e você tem um belo cenário para uma percepção equivocada da emoção contida na mensagem. Neste quesito, os emoticons têm um papel muito importante, mesmo em uma comunicação mais formal, de delimitar sua intenção. O alvo de sua comunicação estará bem mais tranquilo ao receber uma solicitação extensa sabendo que você a mandou com um belo sorriso no rosto.

Ex.: “Oi Ana, tudo bem?🙂 Fiquei em dúvida na última mensagem se você está confirmada na reunião. 🤔 Se não estiver, você consegue uma agenda antes do Paulo viajar? Esse prazo não podemos perder!  😅 Se estiver confirmada só me mande um “ok”. 😃

E para finalizar, não tenha medo do tamanho da mensagem. As pessoas vão conseguir agilizar muito mais a resposta se você conseguir detalhar sua demanda e, para isso, talvez você preciso aumentar o número de palavras. Se você investir um pouco mais de tempo preparando sua mensagem, talvez o retorno venha muito mais rápido do que o esperado!

 

2 comentários

  1. leandro desiato gama disse:

    Sensacional ! Dica Maravilhosa !

  2. Cristina disse:

    Muito bom! Tento sempre melhorar minha comunicação, sempre importante e cada vez mais nestes dias! Ótimas dicas. Preciso melhorar mais no uso dos emotions hehehe.

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