Como atender melhor ao público?

Design de Comunicação

Como atender melhor ao público?

7 de maio de 2020 Artigos 0

Se você já precisou tirar uma dúvida ou resolver um problema com uma empresa, é muito provável que não tenha tido uma experiência muito boa: uma espera que parece não ter fim para ser atendido ao telefone ou respondido no chat, atendentes mal educados, passagem de um atendente para outro e, no fim, uma dificuldade enorme para resolver problemas que muitas vezes não são tão complicados assim.

Raras são as empresas que se preocupam em entregar uma comunicação eficiente e voltada à solução. Essas empresas, como o Nubank e a Magazine Luiza, não só conseguem clientes fiéis e satisfeitos, como também cultivam uma comunidade nas redes que os defende e recomenda. Mas como atender bem ao público e obter esse grande diferencial? Aqui vão algumas dicas que provém de experiência com atendimento ao público:

1- Resposta Rápida:

O mundo de hoje exige rapidez. A tolerância do público à demora para responder tem se tornado cada vez mais baixa, mas, por experiências anteriores, muitos já esperam que uma empresa demore a responder, o que dá ainda mais valor para a rapidez na resposta. Uma resposta rápida é o primeiro passo para garantir a satisfação do cliente com o seu atendimento.

2- Educação e demonstração de boa vontade.

Quando conversamos pessoalmente, podemos usar expressões corporais para demonstrar empatia pelo cliente e que estamos dispostos a ajudar. Por telefone, ainda temos o tom de voz. Mas e quando falamos por chat? Apenas utilizar uma linguagem educada pode não ser o suficiente por escrito. Ao contrário do que se pode pensar, emojis são adequados não só para conversas com amigos. Não é bom exagerar, mas uma carinha feliz aqui e ali ajuda a demonstrar que estamos dispostos a ajudar e que damos importância ao problema do cliente. 

3- Conhecimento e preparação para responder as dúvidas.

É um grande bônus demonstrar para o cliente que você tem propriedade sobre o assunto em questão e que a resposta para o problema dele está na ponta da sua língua. Um exercício que pode ser muito útil é se colocar no lugar do usuário e se perguntar que problemas poderiam surgir e qual a melhor forma de ajudar na resolução desses problemas. 

4- Encontre maneiras diferentes de comunicar.

Sabe quando você não consegue resolver um problema e, depois de várias tentativas diferentes, você descobre que a resposta estava bem na sua frente? Isso também pode acontecer o usuário, por isso é importante ter empatia e tentar maneiras diferentes de explicar a solução sem se tornar repetitivo. Repetir a solução da mesma forma várias vezes, por mais simples que ela possa parecer, além de não ser eficiente pode desapontar o usuário.

No fim, a palavra-chave é empatia. O exercício de se colocar no lugar do usuário deve ser constante para que o atendimento seja agradável e eficiente. Atendimento ao público pode ser complicado e muitas vezes estressante, mas ajudar a resolver um problema e deixar alguém satisfeito é imensamente gratificante

 

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