Comunidades são a sua Força Digital

Design de Comunicação

Comunidades são a sua Força Digital

8 de julho de 2021 Artigos Design de Comunicação 0

O processo de desenvolvimento da internet passou por diversas fases ao longo de sua disseminação para diversas camadas sociais e públicos alvo. No Brasil, as redes mobile foram definitivas para que a internet tivesse papel central em diversos aspectos econômicos, principalmente porque, a estratégia das operadoras para trabalhar modelos de negócio de pacotes de internet, viabilizou a utilização de redes sociais em planos muito acessíveis.

Esse processo, adicionado à tendência internacional, moveu uma parcela grande de empresas brasileiras ao investimento nas redes sociais como veículos de mídia e, em muitos casos, a migração de suas iniciativas digitais para esses meios com exclusividade.

Infelizmente as empresas perceberam que, apesar de ser atrativo o condomínio, com espaços descolados e muito bem localizado, eles eram apenas inquilinos nesse condomínio de luxo e passaram a conviver com a realidade dessa situação. Contribuíram fazendo campanhas e atraindo centenas de milhares de usuários para suas páginas nas redes, para a seguir não conseguirem se comunicar com seu público. Sua comunicação com um público adquirido só era possível através de mais um investimento em dinheiro e, mesmo assim, ainda sob parâmetros pouco claros.

É fato que, após muitos investimentos equivocados as empresas perceberam que os números largos de aquisição ou de “likes” nessas plataformas pouco contribuem para os resultados efetivos. Investir  na construção de uma comunidade ativa e engajada gera muito mais resultado do que milhões de seguidores protocolares.

Investir em comunidades, significa investir em ações que geram valor imediato e constroem mais do que presença de marca, mas espaços de confiança entre as propostas de valor das organizações e seus usuários de interesse.

O futuro da comunicação passa pela construção de comunidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *