Conheça o Design de Comunicação empregado no Museu Estadual do Carvão

O Museu do Carvão, localizado no município de Arroio dos Ratos/RS é, por si só, uma joia rara e uma lente para a história do desenvolvimento industrial do Brasil e dos países do Mercosul. Além de seu acervo permanente e das estruturas centenárias que compõe seu complexo de edificações, o museu ainda conta com o maior arquivo documental sobre mineração da América Latina.
No ano de 2016, através de um projeto de Restauração das Estruturas e Recuperação do Arquivo, a Gradium iniciou o Design de Comunicação do Museu, com foco em sua ressignificação junto a comunidade e ao aparelho museológico do Estado. O objetivo era mudar a percepção da comunidade sobre aquele aparelho e evidenciar o arquivo como uma relíquia disponível para o estudo e desenvolvimento de teses sobre a história da América Latina no Século XIX e início do Século XX.
Havia, junto à comunidade, uma percepção negativa do local, dado que muitos dos habitantes descendem de trabalhadores das minas de carvão, reconhecido como um local de trabalhos insalubres e sofrimento. A estratégia foi dar visibilidade ao valor informacional e cultural do museu resgatando seu acervo a partir de uma voz bem humorada e com capacidade de diálogo.
Assim nasceu o Prof. Carvalho:
O personagem, com um cunho de “Arqueólogo Aventureiro” e ao mesmo tempo cartunesco, tornou-se a voz do museu em todas suas redes. Dessa forma tínhamos um novo viés no Design da Comunicação que era o de ensinar qual a importância do museu e do arquivo de mineração.
Ao longo do trabalho de recuperação dos arquivos, utilizamos as redes sociais para manter diálogos com a comunidade e mostrar aquilo que estava sendo feito, sempre usando o bom humor do Prof. Carvalho como interface.

A comunicação também estava permeada por notícias e datas importantes para o contexto local e do segmento, trazendo um diálogo muito frutífero com a comunidade, pois, além do design e da produção de conteúdo, a Gradium também assumiu o monitoramento e resposta de todos os canais sociais do Museu, gerando uma comunicação integrada e sustentada ao longo do tempo, com muito mais interação e valor agregado. Conhecemos algumas pessoas, através dessas interações via redes, que trabalharam na mina de carvão antes de ele se tornar museu e ajudamos um estudante de história a encontrar a carteira de trabalho de seu avô. Todas estas histórias foram acompanhadas pela comunidade nas redes sociais.
A Comunicação trouxe bastante repercussão para o Museu, que atraiu tanto o olhar institucional do Estado para o aparelho, como da comunidade, que passou a querer se apropriar melhor daquelas histórias, até então desconhecidas da maioria.

Esse trabalho contou com o Design Estratégico para o branding digital e também com uma estratégia de canais focada na interação. Seu negócio pode tirar muito proveito desse modelo de comunicação, trazendo suas histórias para o centro de seu diálogo com o público, via redes sociais.
Vamos conversar e verificar como o Design de Comunicação pode agregar valor ao seu negócio! Fale conosco pelos nosso contatos ou clique aqui e tire suas dúvidas via chat!